Municípios precisam atualizar dados
Quase 1,3 mil novos gestores municipais do Bolsa Família já haviam se cadastrado, até o dia 20 de fevereiro, no Sistema de Gestão do programa. A atualização dos dados nas cidades onde ocorreram mudanças garante a efetividade da comunicação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com os municípios e, principalmente, a continuidade do programa.
O coordenador-geral de Apoio à Gestão Descentralizada do MDS, Maurício Fleury Curado, reforça a importância de os novos gestores se cadastrarem no sistema. “O gestor municipal é o profissional que será o responsável direto pelo Bolsa Família e pelo Cadastro Único. É ele que faz a articulação entre as áreas de assistência social, saúde e educação para viabilizar a realização do programa, além de ser o principal interlocutor com o ministério.”
Desde o início deste ano o MDS envia informações sobre a importância do processo às prefeituras, inclusive com a disponibilização, no site, do Guia Rápido de Gestão, onde estão as principais ações que as gestões municipais precisam realizar no início de seus mandatos. A falta da atualização pode, por exemplo, inviabilizar a atualização cadastral das famílias que estão com o benefício bloqueado. Elas têm até 28 de fevereiro para regularizar a situação e evitar o cancelamento do benefício.